O Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga foi palco, na passada sexta-feira, 4 de dezembro, da entrega de prémios da 4ª edição do concurso “Jovens Criadores” onde a designer Rafaela Cunha, natural de Vila Pouca de Aguiar, alcançou o primeiro lugar depois de ter apresentado o seu trabalho numa gala fechada ao público que decorreu no Hotel Vila Galé no passado dia 10 de outubro.
Promovido pelo Município de Braga e apadrinhada pela estilista Elsa Barreto, esta edição do concurso desafiou os jovens a criarem propostas tendo por tema ‘Bracara Augusta” e onde cada um dos dez finalistas apresentou uma coleção com cinco coordenados. Foram as propostas da jovem designer de 20 anos, Rafaela, que acabaram por cativar o júri e o público. Este ano, e devido ao período pandémico em que nos encontramos os Jovens Criadores 2020 ficaram pautados pela diferença sendo os vencedores do concurso escolhidos através de uma votação online juntamente com o júri composto por Sameiro Araújo, Elsa Barreto, Pedro Neto e Manuel Serrão.
Rafaela Cunha tem apenas 20 anos e está a frequentar a licenciatura de Design e Marketing de Moda.
Esta coleção da aguiarense inspirada no Palácio do Raio, trata-se de uma chamada de atenção para conservar a cultura portuguesa, pegando naquilo que são os azulejos e o linho e em técnicas como o bordado, com apliques de pedras e lantejoulas