Entre 23 a 29 de agosto, disputa-se no vale de Chamonix, em França, o Ultra Trail du Mont Blanc, que põe à prova a resistência e resiliência dos participantes em diversas distâncias. Marco Pinto, atleta do Centro de Treinos Municipal (CTM) de Vila Pouca de Aguiar, concretiza hoje o seu sonho de participar na prova rainha dos Ultra Trails que, em 2020, ficou adiado pela pandemia.
Este será o primeiro atleta do CTM a participar na mítica prova do Ultra-Trail Mont-Blanc, numa etapa que arrancou hoje e onde Marco Pinto vai enfrentar 55 km com 3500mt de desnível positivo.
Em agosto de 2020, em entrevista ao Notícias de Aguiar, Marco Pinto não escondeu o desejo de participar na prova, que hoje o leva a percorrer trilhos montanhosos em Chamonix.
“Não sei como é ganhar o Euromilhões, mas deve ser a mesma sensação que eu tenho quando termino uma prova, independentemente do lugar”. É desta forma cativante que Marco Pinto descreve aquele que é o desporto que o move dia após dia. Dono de recordes e títulos de perder o folgo, o atleta natural de Eiriz, faz do Trail Running um estado de espírito e um estilo de vida que, aliado à natureza como pano de fundo, “é como um calmante”. “Isto é o meu altar. Quanto mais horas passo a correr, mais eu medito”.
DP