CIMAT promoveu ações de informação e sensibilização sobre gestão de combustíveis

Data:

No âmbito da Ação 3 do Projeto apresentado ao Aviso NORTE-14-2019-26 – “Proteção Contra Risco de Incêndios – Equipamentos destinados à proteção de aglomerados populacionais e implementação de campanha de Informação e Sensibilização no Alto Tâmega”, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) promoveu 24 ações de Informação e Sensibilização, realizadas pelas Organizações de Produtores Florestais locais nos seis concelhos do Alto Tâmega, nos dias 17, 18, 21 e 22 de fevereiro.

De acordo com o previsto na Ação 3 do projeto, foram realizadas um conjunto de ações adaptadas às necessidades locais, onde foram transmitidas mensagens de incentivo à realização da gestão de combustível junto de aglomerados populacionais, incitando a comportamentos seguros na eliminação de sobrantes, bem como noções e conceitos necessários à gestão do risco de catástrofes, na componente da proteção civil.

Com a promoção destas ações pretendeu-se: aumentar a proteção das edificações e dos aglomerados populacionais; dar a conhecer as medidas de prevenção e de autoproteção; divulgar as restrições e condicionamentos vigentes durante os períodos de risco elevado de incêndio florestal e contribuir para a mudança de atitudes e redução de comportamentos de risco e do número de ignições.

Na demonstração prática foi explicado como fazer uma queima em segurança, desde a preparação da área com a criação da faixa de segurança, localização e dimensão do amontoado, formas de ignição, precauções face às condições meteorológicas, até à verificação da sua efetiva extinção.

Sensibilizou-se ainda a população para as regras de segurança e manuseamento de maquinaria e de ferramentas moto-manuais, alertando para os riscos mais comuns na sua utilização e manutenção, e para as condições meteorológicas, em particular para as situações de risco de incêndio, bem como quais as condicionantes que lhes estão associadas e a aplicação de coimas.

Durante as ações de informação e sensibilização foram também distribuídos folhetos sobre “Como fazer uma queima em segurança”, “Alternativas à queima de sobrantes” e “Medidas de proteção dos edifícios contra incêndios florestais”.

No total foram realizadas 24 ações de sensibilização pelos seis municípios (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) que compõem a CIMAT.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...