Durante a manhã do dia 30 de março, um grupo composto por elementos da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, dos municípios de Ribeira de Pena, Chaves e Valpaços, da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), da Polícia Judiciária e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), conheceram parte do “Percurso do Pastoreio Sustentável e da Gestão da Paisagem” do projeto LIFE Maronesa, na aldeia de Souto, em Vila Pouca de Aguiar.
Esta visita decorreu no âmbito de uma reunião do Projeto-Piloto no Alto Tâmega, que decorreu em Vila Pouca de Aguiar, onde os participantes tiveram a oportunidade de identificar boas práticas existentes no território, através de um programa de visitação ao LIFE Maronesa.
O projeto LIFE Maronesa visa favorecer a regressão do abandono de pastagens de montanha, através do modo de produção de Maronesa, em terrenos baldios, ajudando a implementar a estratégia da UE de adaptação às alterações climáticas.
O projeto-piloto do Alto Tâmega engloba os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
Este é um dos três Projetos Pilotos, aprovados em Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2021, para 3 regiões selecionadas, com o objetivo de testar o funcionamento do SGIFR, nomeadamente no que diz respeito, aos recursos e processos do modelo, com especial foco no modelo de governança, na especialização das equipas da Gestão Fogo Rural no terreno e na adaptação das Forças de Proteção Civil ao novo sistema.