Representantes de Escolas de Pastores europeias conhecem modelo do Alvão

Data:

Teve início na sexta-feira, dia 25 de março, a primeira fase da iniciativa “A capacitação como ferramenta para o desenvolvimento sustentável”, dinamizada pela Escola de Pastores.

O dia começou na aldeia de Cabanes, na União de Freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros, junto à futura “Casa da Pecuária”, onde é atualmente a Casa do Povo da aldeia.

A visita ao modelo da Escola de Pastores do Alvão contou com a presença de Patrice Roucolle, do modelo francês, de Tara Nino, do modelo das Canárias, com Paco Ruiz, do modelo da Andaluzia, com Antonello França, do modelo italiano e com Laia, do modelo da Catalunha.

Além disso, o vereador da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Filipe Nascimento, e a presidente da Junta de Freguesia de Pensalvos e Parada de Monteiros, Ana Maria Alves, marcaram presença na sessão de boas-vindas aos participantes.

A sessão continuou por Alvadia, no concelho de Ribeira de Pena, por Bilhó, no concelho de Mondim de Basto e, por fim, em Lamas de Olo, no concelho de Vila Real.

Ao longo do percurso, os elementos provenientes de várias associações e fundações ligadas à pastorícia e à gestão florestal sustentável, tiveram a oportunidade de conhecer não só a Escola de Pastores do Alvão, como também restantes projetos associados, nomeadamente o LIFE Maronesa, Rebanhos + Clima Positivo e a Casa da Pecuária, todos eles implementados no concelho aguiarense.

A iniciativa prolongou-se no dia seguinte, na Sala de Congressos do Altice Fórum Braga, com o Seminário “A capacitação como ferramenta para o desenvolvimento sustentável” e com a entrega de diplomas da aos alunos da Escola de Pastores do Alvão.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...