A 20ª edição da Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar vai acontecer nos dias 29 e 30 de outubro, com o melhor da gastronomia transmontana, na qual as castanhas, o cabrito e os cogumelos terão um lugar de destaque. A mostra acontece, essencialmente, nos restaurantes aderentes do concelho, que serão mais de uma dezena, mas haverá, como habitualmente, barraquinhas de venda de produtos locais típicos de outono, o tradicional magusto e momentos de animação, a realizar no Mercado Municipal de Vila Pouca de Aguiar.
O conhecido chefe aguiarense Duarte Eira dará o mote para a XX Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar, no sábado, com o workshop infantil “Aprende com a castanha” (16h) e para adultos “Cabrito; Castanhas; Cogumelos” (16h30).
No primeiro dia de feira, após as refeições nos restaurantes aderentes e as referidas aulas de culinária, a tarde de sábado, com venda de produtos de outono no Mercado Municipal, inclui ainda dança (espetáculo pela Academia de Dança D’Aguiar, às 15h), e à noite música com Back to the Hits (21h30). No domingo, a feira de produtos de outono no mercado reabre às dez horas e à tarde haverá oficina infantil “O cogumelo e a castanha em arte” (15h30) e magusto para toda a população, com Borga e Companhia nas concertinas (16h).
Nos dois dias, sábado 29 e domingo 30, há mais de uma dezena de restaurantes com ementas temáticas. De entre as sugestões, nas entradas, caldo de castanha, míscaros e fumeiro; nos pratos principais, cabrito assado com castanhas, arroz de míscaros, vitela com arroz de miúdos, javali estufado com castanhas, bacalhau ou polvo frito com arroz de míscaros, petiscos e hambúrgueres especiais; nas sobremesas, pudim de castanha, tarte de castanhas, e castanhas assadas com jeropiga.
No fim de semana, a biblioteca vai abrir das 15h às 18 horas para mostrar trabalhos que crianças fizeram sobre o tema cabrito, castanhas e cogumelos. Ao lado da biblioteca, o mercado com produtos estará aberto no sábado das 10h às 23 horas e no domingo das 10h às 19 horas.
A organização é da EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso e Município de Vila Pouca de Aguiar.