A 23ª edição da Feira do Folar- Produtos da Terra e Seus Sabores está de volta a Valpaços e vai decorrer entre os dias 31 de março a 2 de abril.
A Feira do Folar de Valpaços decorre no último fim de semana antes da Páscoa. O evento, que já se realiza desde 1998, iniciou com a preocupação de um grupo de valpacenses em preservar e dinamizar o tradicional folar de Valpaços.
Aquando da apresentação da edição da Feira do Folar deste ano, Amílcar Almeida, presidente da autarquia valpacense, sublinhou que, ao longo dos anos, a Feira do Folar tem sido conduzida para “um imenso sucesso”.
“A essência da feira tem sido sempre a mesma, com pequenas alterações, mas o que realmente importa está lá. Acreditamos e estamos convictos que vai ser uma feira de real sucesso”, apontou.
Do azeite, ao vinho, passando pelo bolo podre, pelas compotas, frutos secos e pão até chegar ao tradicional folar de Valpaços IGP. Atualmente a feira atrai milhares de pessoas interessadas em provar cada uma das receitas. Perto de uma centena de expositores colocam em destaque o melhor da gastronomia do concelho.
“Não me canso de dizer que somos o concelho, à nossa dimensão, que mais valoriza o que tem e que consegue apresentar um maior leque de produtos de excelente qualidade”, disse o autarca.
A Feira do Folar de Valpaços atrai anualmente milhares de pessoas de todo o país e, agora, mantém-se de portas abertas para visitantes nacionais e internacionais. “Têm vindo muitos jovens de todo o mundo para nos visitar, mas são as paisagens e as amizades que cativam turistas para estes dias em Valpaços”.
O certame tem o objetivo de mostrar e valorizar “o que de melhor tem” o concelho, uma vez que só acolhe expositores do município.
O pavilhão já começa a ser insuficiente para o certame e, por isso, o município vai avançar com um procedimento concursal para a construção de uma nova infraestrutura, que ficará ao lado da já existente, e que custará mais de 2 milhões de euros. O espaço servirá também para a promoção de outros certames, além da Feira do Folar.
“Pensamos em fazer um pavilhão diferente, com uma vertente já não propriamente da venda dos produtos, mas associado à nossa gastronomia, com cozinhas integradas, mas também um espaço aberto para cinema e congressos”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Valpaços.
O folar é a grande atração do certame, principalmente porque ainda há quem o faça nos fornos a lenha, mas também os restantes produtos da terra.