A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CUIMAT), em colaboração com o AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água e a Associação Empresarial do Corgo (AECorgo), promoveu esta segunda-feira, dia 27 de março, no Casino das Pedras Salgadas, o fórum “Turismo, Sustentabilidade e Crescimento do Interior”.
Além dos autarcas dos concelhos que compõem a região (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Penam Valpaços e Vila Pouca de Aguiar), o encontro contou também com a presença do Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, do Primeiro Secretário da CIMAT, Ramiro Gonçalves, e de outros representantes de entidades locais.
Entre os temas ligados ao turismo e sustentabilidade, a água foi um dos pontos centrais do fórum enquanto elemento agregador da região e comum aos seis municípios que constituem a CIMAT.
Outro dos assuntos abordados no colóquio foi a questão da sustentabilidade ambiental da região, nomeadamente a industrialização e hipotética exploração de lítio, que vindo a acontecer prejudicará a atratividade desta região.
Durante ao encontro foi ainda distinguido como embaixador do Alto Tâmega e Barroso, António Lourenço Fontes, mais conhecido por Padre Fontes, pela dedicação que sempre demonstrou ao Alto Tâmega e, em particular, ao Barroso, através da divulgação do património cultural, paisagístico, natural e identitário deste território.