Associação dos amigos de Trás-os-Montes realiza evento de promoção regional

Data:

No passado domingo, a convite da Associação dos Amigos de Trás-os-Montes e Douro (AATMD), esteve presente no parque de merendas do Parque Corgo, Vila Real, a Associação de Churrasqueiros de Portugal. Estes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da região transmontana, nomeadamente um dos seus ícones que é o Barro Preto de Bisalhães, bem como apreciar algumas das nossas iguarias, sobretudo a excelência de uma das melhores carnes de bovino, a carne Maronesa, proveniente da região delimitada pelas serranias do Marão, Alvão e Padrela.

Fizeram então o fogo no chão e aí assaram, com toda a técnica e requinte a carne maronesa. Aproveitaram o momento para, num pote e ferro e numa panela de barro preto de Bisalhães, cozinharem, também, feijão preto e arroz. Tudo isto, regado por um excelente vinho da Adega Cooperativa de Vila Real, foi servido a uma série limitada de pessoas, convidadas para o momento.

O Município de Vila Real, fez-se representar pela vereadora Mara Minhava e pelo vereador Carlos Silva, que tiveram a oportunidade de falarem com os membros, presentes, da Associação de Churrasqueiros de Portugal e constatar, além da sua excelente técnica, a forma como eles ficaram agradecidos pela excelente receção que a AATMD lhes fez e o momento que lhes proporcionou de demonstrarem a sua excelente técnica de assadores de carne.

No final ficou o compromisso de as duas Associações irem envidar esforços, para, conjuntamente e em Vila Real, organizarem o mega-evento do género, se possível com projeção mundial, envolvendo, sempre, os produtos locais.

Obrigado, assim, à ACM – Associação de Criadores do Maronês, pelo seu trabalho na promoção de um produto tão nobre e ainda aos criadores de gado de raça maronesa, pelo excelente labor e também aos vitivinicultores da região, que se encarregam de contribuir para a produção de excelente vinho que a Adega de Vila Real tão bem promove e comercializa.

Finalmente, uma palavra de gratidão aos que têm acreditado no trabalho da Associação de Amigos de Trás -s-Montes e Douro, que continua a pretender, apenas, divulgar o que de excelente tem para oferecer este reino maravilhoso que é Trás-os-Montes e que Torga tão bem soube cantar.

Convém realçar que no final do evento, tudo ficou devidamente limpo e organizado, da forma como o Município nos disponibilizou o espaço. Brevemente esperamos estar de regresso com a atividade que, de há uns anos a esta parte, tem sido uma referência na animação de Vila Real e região transmontana-duriense, que é o PIC-NIC Famílias, este ano também com a presença, prevista, da TVI.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...