Potencialidades do concelho na mira do Turismo do Porto e Norte de Portugal

Data:

Na passada quarta-feira, dia 12 de janeiro, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, visitou o concelho de Vila Pouca de Aguiar, com o instituto de conhecer novos projetos, alinhar estratégias e potenciar o turismo no território.

Tratou-se de uma visita de planeamento para o território, daquilo que pode vir a ser o futuro do turismo na região.

Em declarações ao Notícias de Aguiar, Ana Rita Dias, vereadora com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, relembrou os inúmeros atributos que justificam a aposta no turismo do concelho, nomeadamente o termalismo, os Caminho de Santiago, a natureza, a gastronomia ou a Estrada Nacional 2.

“São produtos chaves para o nosso território que o Turismo do Porto e Norte está a apoiar e a dinamizar e, tendo em conta que abriram novas rubricas e candidaturas ao Turismo de Portugal, é fundamental todos terem conhecimento daquilo que temos para oferecer para estruturarmos melhor uma possível candidatura”, explicou Ana Rita Dias.

Ao nível do território, aquando da visita, foi abordado “aquilo que é o potencial do concelho” e aquilo que será o futuro de Vila Pouca de Aguiar no setor do turismo.

“Efetivamente nota-se uma procura de territórios com menor densidade populacional, que é o caso de Vila Pouca de Aguiar. Por um lado, este fator não é favorável, mas, no que a turismo diz respeito, atualmente somos um destino muito apetecível”, adiantou.

Posto isto, o Turismo do Porto e Norte abordou os possíveis investimentos que serão feitos no âmbito desta procura, nomeadamente a criação de novas unidades hoteleiras ou, eventualmente, de novos produtos.

Além disso, “os responsáveis mostraram-se suscetíveis em apoiar o território” caso haja possíveis interessados em investir no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Possível dinamização do Balneário Termal do Cardal e do Hotel Universal

Junto à nascente de água mineral natural, está a nascer o Balneário Termal do Cardal, um investimento de 630.247 € em termalismo, que obtém financiamento comunitário pelo Norte 2020.

Perante este investimento os responsáveis do Turismo do Porto e Norte de Portugal, “mostraram interesse em associarem-se ao turismo de bem-estar”.

Além disso, em maio de 2021, foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, a Junta de Freguesia de Bornes de Aguiar e VMPS, Unicer Águas que ditou que a autarquia aguiarense é a proprietária do antigo Hotel Universal e terrenos envolventes.

“Pedras Salgadas, sendo um polo muito importante no nosso território, também se falou em possíveis projetos para o Hotel Universal. Os responsáveis mostraram-se interessados em dinamizar o espaço”, disse Ana Rita Dias.

Por fim, foram discutidos outros tipos de turismo que podem vir a ser implementados no concelho, nomeadamente as ‘fun trips’ promovidas pelo Turismo do Porto e Norte.

Daniela Parente

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...