Processo de migração da TDT no Alto Tâmega previsto para este mês

Data:

O processo de migração que abrange a área dos concelhos da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) tem início neste mês, a partir de 8 de outubro, com a ressintonia dos emissores de Leiranco, Sapiãos, Padrela, Ribeira de Pena, Montalegre e Cerdeira. Esta ação irá estar concluída até 21 de outubro.

Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência, e o emissor portátil é desligado. Será neste momento que, para a população ter acesso ao serviço, terá de efetuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir.

A rede de Televisão Digital Terrestre (TDT), que disponibiliza a televisão gratuita (a qual incluiu os canais RTP1, RTP2, RTP3, RTP Memória, SIC, TVI e ARTV), está a ser alterada de forma faseada para possibilitar a introdução da 5.ª geração móvel (5G) em todo o país. Quando os emissores mudarem de frequência, os utilizadores podem deparar-se com os ecrãs sem imagem e, nesse momento, apenas é necessário proceder a uma nova sintonização da televisão ou do descodificador para continuar a ver os canais nacionais gratuitos.

De referir que, para usufruir da TDT, não é necessário substituir ou reorientar a antenas, trocar a TV ou o descodificador, nem subscrever serviços de televisão paga. Apenas os edifícios ou condomínios que tenham instalações com amplificadores monocanal poderão ter de os substituir. Para ajudar neste processo, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), disponível todos os dias entre as 9h00 e as 22h00, através da qual é possível esclarecer dúvidas e/ou obter apoio para sintonizar a televisão.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...