Seminário de Abertura das pós-graduações em SNC-AP e Transformação Digital

Data:

Decorreu, no passado dia 29 de janeiro, no auditório do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso – MACNA, em Chaves, o Seminário de Abertura da 2ª Edição das Pós-graduações em Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) e Transformação Digital (TD).

Foram mais de 30 os que marcaram presença no Seminário de Abertura da 2ª edição das Pós-graduações. Para além dos alunos, coordenadores de curso e demais convidados, marcaram presença, o Presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues e o Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), Ramiro Gonçalves.

Após uma breve reunião de preparação das Pós-graduações e, uma vez que será o IPB a lecionar os referidos cursos, Orlando Rodrigues – Presidente do IPB, abriu a sessão dando as boas-vindas aos novos alunos.

Com duplo papel nesta sessão de abertura, como representante da CIMAT e como orador convidado, Ramiro Gonçalves, começou por agradecer a presença de todos e desejar que esta edição das Pós-graduações “tenha tanto ou mais sucesso que a edição anterior. Fico muito contente com a mobilização e por entenderem que só através de processos de capacitação, conseguiremos melhorar o desempenho da nossa região”.

Posteriormente, enquanto orador convidado e na qualidade de Professor Associado com Agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Investigador Sénior no INESC TEC Laboratório Associado e Diretor Executivo do AquaValor, presenteou a plateia com a sua perspetiva sobre a temática “Transformação Digital: presente e futuro”, dentro daquilo que será a Pós-graduação em Transformação Digital.

A introduzir o SNC-AP, António Lameiras, Chefe de Divisão na Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e ex-aluno da Pós-graduação em SNC-AP, fez uma breve apresentação daquele que foi o seu trabalho final do curso, intitulado “A importância da contabilidade e relato orçamental no (atual) sistema de contabilidade pública”.

Foi tempo, ainda, para uma “Reflexão sobre a organização administrativa portuguesa”, pelo orador convidado, Miguel Ângelo Rodrigues, Diretor do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) – Universidade do Minho.

De realçar que o evento cumpriu todas as medidas implementadas pela DGS, no âmbito do combate à pandemia, nomeadamente, o uso obrigatório de máscara, a desinfeção das mãos à entrada e a apresentação de certificado de vacinação válido ou de teste COVID-19 negativo.

Recorde-se que as presentes Pós-graduações se inserem na candidatura aprovada ao Aviso NORTE-62-2018-34 – Formação para a Modernização e Capacitação da Administração Local e tem como objetivo reforçar as competências gerais e específicas dos recursos humanos das entidades da Administração Local no Alto Tâmega (CIMAT e Câmaras Municipais), e a melhoria da eficácia e eficiência dos serviços prestados à população, através do desenvolvimento de um Programa orientado para o reforço de competências profissionais tendentes à Modernização Administrativa.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...