Decorreu, entre 20 e 21 de Julho, na sede da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, com o apoio da Câmara Municipal de Valpaços, o Concurso de Vinhos de Trás-os-Montes.
Como habitualmente, o concurso contou com 95 vinhos inscritos, de 27 produtores de toda a região, que foram avaliados em prova cega, por um painel de jurados, constituído por Enólogos, Jornalistas, Escanções, Sommeliers, sob as restritas regras impostas pelo Instituto do Vinho e da Vinha.
O evento, realizado ano após ano, reveste-se de extrema importância, no que tange à promoção e divulgação da Região Vitivinícola de Trás-os-Montes e respetivos produtores e vinhos. Neste capítulo sobressai o concelho de Valpaços, onde está instalada a entidade que certifica o vinho DO de Trás-os-Montes.
Apesar das características muito próprias, na região de Trás-os-Montes verifica-se a existência de vários microclimas, que aliados às diferenças existentes na constituição dos solos, normalmente graníticos com manchas de xisto, bem como á maior adaptabilidade de determinadas castas, permitem obter vinhos muito diferenciados. Tais diferenças permitiram definir três sub-regiões para a produção de vinhos de qualidade com direito a DO Trás-os-Montes.
A sua qualidade e excelência é reconhecida anualmente em vários concursos nacionais e internacionais.