Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública reuniu com autarcas da CIMAT

Data:

No âmbito do II Roteiro pelas Comunidades Intermunicipais, a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, junto com o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, reuniu com os Autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega, uma reunião realizada por videoconferência, em virtude da situação pandémica que o país atravessa e que se agudizou nos últimos dias.

Esta reunião serviu para fazer uma análise e avaliação das respostas nacionais/locais à pandemia de covid-19, bem como o ponto da situação das medidas promovidas e outras preocupações com que os autarcas da CIM Alto Tâmega se debatem no dia-a-dia da região.

Os autarcas alertaram para a “falta de coordenação que tem existido na resposta à pandemia por parte do Governo, já que os Municípios predispuseram alguns meios necessários para o auxílio à estratégia de combate à covid-19, sem, na grande maioria das vezes, existir qualquer tipo de feedback por parte das entidades governamentais”. Um problema ainda maior é que os Municípios têm enviado relatórios periódicos com a relação das despesas locais com a covid-19 e, até ao momento, “não foram ressarcidos de qualquer importância, nem há estimativa de quando tal possa acontecer”.

Relativamente ao processo como decorreu a votação antecipada para as Eleições Presidenciais, o Presidente da Câmara alertou para o facto dos residentes nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI’s) não terem conseguido inscrever-se na plataforma eletrónica, devido ao mau funcionamento da mesma, o que poderá significar que estes cidadãos poderão ser excluídos do seu direito de voto.

Quanto ao processo de transferência de competências da administração central para as autarquias, foram reforçadas as questões levantadas relativamente às competências na área da Ação Social, uma vez que não foi publicada a respetiva legislação. Sabe-se, no entanto, que muitos municípios já aceitaram essa competência, mas continuam sem qualquer tipo de informação por parte da tutela, apesar dos sucessivos pedidos de esclarecimento.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...