CIMAT adquiriu dois biotrituradores para apoiar Brigadas de Sapadores Florestais

Data:

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) adquiriu dois biotrituradores para dar suporte às duas Brigadas de Sapadores Florestais que possui sobre seu comando. Esta aquisição resulta da candidatura apresentada ao Programa Operacional NORTE2020.

Com a constituição das Brigadas de Sapadores Florestais, a CIMAT passou a assumir novas responsabilidades operacionais, nas quais se incluem a execução e a manutenção de Faixas de Gestão de Combustíveis na Região do Alto Tâmega.

Face à dimensão do território era necessário dotar as duas brigadas da CIMAT de equipamento mecânico que apoiasse os trabalhos de execução da rede de defesa da floresta contra incêndios. Para aumentar a sua capacidade de resposta, a CIMAT candidatou-se ao Programa Operacional NORTE2020 para aquisição de dois biotrituradores.

Estes biotrituradores irão acompanhar as Brigadas para triturar os sobrantes das limpezas das faixas de gestão de combustível, bem como no tratamento dos resíduos resultantes dos trabalhos de poda e limpeza de árvores.

A trituração imediata dos materiais, transformando-os em estilha, permitirá acabar com a deposição dos mesmos em amontoados à espera das condições ótimas para efetuar a sua queima – método de uso tradicional para eliminar os sobrantes e muitas vezes causador dos incêndios florestais.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...