CIM lança Observatório de dados do Alto Tâmega

Data:

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) apresenta o seu mais recente projeto – o Observatório de dados do Alto Tâmega, assente numa Infraestrutura de Dados Espaciais para a Região do Alto Tâmega. Esta é uma plataforma de partilha e gestão da informação, em rede, com a capacidade de agregar e tratar todo o tipo de informação, num único canal.

O Alto Tâmega possui uma quantidade elevada e dispersa de informação geográfica e de difícil acesso. Com a criação do Observatório do Alto Tâmega disponível em https://sig-altotamega.pt/, pretende-se alterar este paradigma, no sentido de o território passar a ter uma plataforma agregadora de informação, capaz de responder a várias necessidades e eliminando também redundâncias.

A arquitetura do software da plataforma foi definida em função de um conjunto de eventuais necessidades de informação, cruciais para uma resposta mais eficiente. Estas deram origem a um conjunto de categorias como: Economia, Ambiente, Elevação, Mapas Base, Localização, Planeamento, População, Edificado, Transportes, entre outras.

O objetivo principal do IDE do Observatório do Alto Tâmega, é a possibilidade de fomentar a criação de fluxos de trabalho de produção e atualização da informação, e a criação de redes de utilizadores técnicos, com objetivos comuns, os quais beneficiarão da das redes de conhecimento e partilha de informação.

A plataforma está a ser alimentada com recurso a dados que a CIMAT possui em arquivo, adquiridos em estudos prévios e herdados da Associação de Municípios do Alto Tâmega, e com dados de cada um dos municípios do Alto Tâmega. Apesar destes recursos e de ser espectável que vários intervenientes (municípios, empresas, etc.) contribuam com dados para a plataforma, verificou-se a necessidade de realizar um conjunto de levantamentos essenciais para o seu bom funcionamento, tendo em conta o desafio das novas competências da CIMAT.

A CIMAT assume-se assim como organismo coordenador na implementação e gestão da infraestrutura de dados para a região do Alto Tâmega e, através desta, facilitar e melhorar o acesso a um conjunto de dados essenciais para o desenvolvimento económico da região, de uma cidadania mais participada e informada, melhorando a qualidade e quantidade de dados disponíveis e sua homogeneização.

Esta plataforma disponível em sig-altotamega.pt possui neste momento 80 camadas para acesso livre e mais de 300 camadas para utilizadores registados.

O Observatório do Alto Tâmega resulta da candidatura ao aviso NORTE-50-2016-12 – Promoção das TIC na Administração e Serviços Públicos.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...