Galeria descoberta no Parque Arqueológico de Tresminas

Data:

Em Tresminas, no Complexo Mineiro Romano, os trabalhos de desmatação nas áreas próximas das galerias mineiras subterrâneas já permitiram a identificação de uma entrada de galeria de época romana, muito provavelmente, relacionada com a Galeria dos Morcegos, na Corta da Ribeirinha.

No âmbito de uma intervenção relacionada com a preservação das galerias, executada por sapadores florestais ao nível da limpeza e desmatação do local, a descoberta concorre para a compreensão do sistema subterrâneo de apoio à exploração aurífera romana.

Refira-se que o Complexo Mineiro Romano de Tresminas tem sido alvo de um conjunto de ações de valorização patrimonial e turística que visam o usufruto pleno do conjunto arqueológico.

Paralelamente, os trabalhos arqueológicos levados a cabo no Castelo dos Mouros (Cidadelha de Jales) pretendem contribuir para o desenvolvimento da linha de investigação dedicada ao povoamento pré-romano e romano, muito subsidiário da exploração de recursos naturais mineiros e não mineiros da região.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...