Foram oito as atletas a competir neste fim de semana com as cores da seleção nacional em Espanha, no Gran Prémio Cidade de Pontevedra. O melhor resultado foi conseguido na categoria de juniores, por parte de Beatriz Roxo, que terminou na 7ª posição.
A seleção nacional feminina de ciclismo, da vertente de estrada, deslocou-se, neste fim de semana, a Espanha para disputar o Gran Prémio Cidade de Pontevedra. Na prova, que integra a Taça de Espanha, Portugal esteve representado nas categorias de elite, com três atletas, e juniores, com cinco.
Nesta última, o destaque vai para Beatriz Roxo, que terminou no sétimo lugar. Juntamente com Sofia Gomes (17ª) e Beatriz Pereira (18ª), chegou no pelotão, a 10 segundos de um pequeno grupo que se destacou nos quilómetros finais. A vencedora foi Ainhoa Moreno (CAF Turnkey Engineering) que bateu as adversárias ao sprint, após 66 quilómetros, percorridos em 1h44m42s.
Catarina Moutinho terminou na 36ª posição, a 1m37s da vencedora. Joana Alves fechou no 61ª posto, a 6m18s. A corredora tinha ficado envolvido numa queda, onde também esteve Sofia Gomes. Ambas conseguiram retomar ao pelotão, mas Joana Alves teve problemas mecânicos que a levaram a perder algum tempo.
A selecionadora nacional, Ana Rita Vigário, mostrou-se satisfeita com o resultado das atletas da categoria de juniores, afirmando que “têm mostrado uma evolução muito importante, na sequência do trabalho que tem vindo a ser realizado”.
Tal como mencionado anteriormente, estiveram ainda presentes três atletas na categoria de elite, em representação da seleção nacional feminina. Segundo a selecionadora nacional, a sua participação teve como objetivo perceber como se comportam num contexto competitivo diferente do nacional, ao qual estão habituadas.