Temperaturas atípicas de inverno originaram incêndios rurais no concelho de Vila Pouca de Aguiar

Data:

Devido às temperaturas altas que se fazem sentir em todo o território, nomeadamente no concelho de Vila Pouca de Aguiar, têm deflagrado vários incêndios pela região, uma situação pouco comum em pleno mês de janeiro.

Na última sexta-feira, dia 28 de janeiro, os Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar contabilizaram diversas ignições pelo concelho, sendo que as mais alarmantes tiveram lugar em Telões, Zimão e Gouvães da Serra.

“Estas ocorrências mobilizaram vários operacionais e todas elas meios aéreos”, explicou Hugo Silva, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar, acrescentando que as temperaturas acima da média “se tornam propicias à origem de incêndios”.

Além disso, no sábado, dia 29 de janeiro, um incêndio em Freiria, na freguesia de Vila Pouca de Aguiar, preocupou os operacionais. “Tratou-se de um incêndio de origem desconhecida, na interface urbano-florestal, que teve início por volta das 12h12”.

De relembrar que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) proibiu este sábado a realização de queimas e queimadas a partir das 00h de domingo e até hoje, terça-feira, alertando para a manutenção do perigo de incêndio.

A ANEPC justifica a decisão com a previsão, por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, do “aumento da intensidade do vento que, em combinação com a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas acima da média para esta época do ano, conjugado com o número de comunicações para a realização de queimas de amontoados e queimadas, podem dar origem a incêndios rurais”.

Segundo a ANEPC, os efeitos expectáveis passam pelo “aumento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais em consequência do aumento da intensidade do vento e da baixa humidade relativa do ar”.

Foto: Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...