Foram devolvidas à natureza, na passada sexta-feira, as duas corujas do mato que foram encontradas, com poucos dias de vida, à porta da sede da Junta de Freguesia de Vreia de Jales, no passado mês de junho.
Luís Sousa, do Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real (CRAS/HVUTAD), esteve no local para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural. Além disso, “deu aos presentes uma explicação aprofundada acerca do processo de recuperação das aves em questão e outros pormenores de extrema importância do modo como estas vivem em natureza”, segundo informou a Junta de Freguesia.
Estiveram também presentes, nesta ação, elemento da GNR/SEPNA de Vila Pouca de Aguiar, uma estudante de veterinária e o presidente da Junta de Freguesia de Vreia de Jales, Sérgio Favaios.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.