A criação de uma terceira EIP – Equipa de Intervenção Permanente envolve o Município de Vila Pouca de Aguiar, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, sublinhou que com a entrada em funcionamento da nova EIP neste mês de novembro, fica assegurado o apoio permanente à comunidade 24h por dia, através dos turnos efetuados pelas três equipas. O esforço financeiro da autarquia é de 120 mil euros/ano.
O Município de Vila Pouca de Aguiar e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) comparticipam em partes iguais nos custos decorrentes da remuneração dos 15 bombeiros em regime de permanência nas respetivas equipas da associação humanitária aguiarense.
Integrada na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, a nova EIP fará “intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens”, designadamente em caso de incêndio, inundações, desabamentos e outras intervenções no âmbito da proteção civil.