Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

Data:

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho

“FIC no Planalto” – Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales, organizado pela Junta de Freguesia de Vreia de Jales, estará de volta de 15 a 20 de julho de 2024, na freguesia de Vreia de Jales.

Pretende-se com este Festival levar a cultura a todas as pessoas da freguesia, mesmo àquelas que não têm oportunidade de assistir a este tipo de diversidade cultural fora da sua terra. Este ano estarão presentes neste evento músicos e artistas de todo o país e da vizinha Espanha. O Festival arranca na localidade de Barrela de Jales, a 15 de julho, com um concerto dos Clarinetes Ad Libitum. “Não é uma peça de teatro. Não é um concerto. Não é bem o que parece e parece que não é bem o que não é. Tem jeito de gingão, eterno errante, vadio caminhante. Não é concerto, não. Gato em soleira de porta, espreguiçando-se ao sol. Doce far-niente. A pausa é o equilíbrio do movimento. Todos por um, um a um. Que são cinco. E traz um amigo também.” No dia seguinte, na igreja de Vreia de Jales teremos uma viagem inaudita onde a voz e o canto se unem com o objetivo de assumir a harpa como instrumento solista, tocada por Helena Madeira, vinda do Algarve. Na quarta-feira, dia 17, a música dará a vez ao teatro na localidade de Raiz do Monte. Com base na obra de A.M. Pires Cabral em Contos Nordestinos, a Filandorra colocará em cena o microcosmos da aldeia nordestina, feito de elementos estruturantes da sociedade rural.

No dia 18 de julho, na localidade de Quintã de Jales conheceremos uma ponte musical com melodias tradicionais de ambos os lados “La Raya” entre Espanha e Portugal.

“Músicas da Raya” é um projeto que resgata melodias populares da tradição oral dos dois países e demonstra que nas terras de La Raya as fronteiras se diluem. O recital baseia-se numa extensa digressão pela música vocal e instrumental de «La Maya, mergulhando na essência da nossa rica tradição musical. Na sexta-feira ao final da tarde teremos um Sunset no Parque, a partir das 18h, em Campo de Jales. Estarão os Dj’s Miguel Ângelo, natural do concelho de Vila Pouca de Aguiar e o conhecido Fernando Alvim, um locutor e apresentador de TV, fundador do Festival Termómetro Unplugged, que celebrou, em 2019, 25 anos de existência. Fernando Alvim foi também fundador do programa televisivo 5 Para a Meia-Noite em 2009. Atualmente, apresenta diariamente a Prova Oral na Antena 3. No último dia do festival, na localidade de Cerdeira de Jales teremos nessa noite a Charaga Algazarra que é um grupo musical que teve início por músicos da Banda Musical de Monção que ao longo dos anos se foi transformando em uma animada e vibrante charanga, com uma essência voltada para a animação de rua e transmissão de boas energias. Com instrumentos de sopro e percussão. Todos os espetáculos terão entrada livre.

Artigo anterior
Próximo artigo

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...