Captação de mais de um milhão de euros para instituições sociais

Data:

O Município de Vila Pouca de Aguiar captou cerca de um milhão e 134 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários, com o objetivo de beneficiar Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

Para o presidente da Câmara Municipal, “as instituições sociais têm um trabalho muito relevante na substituição da família tradicional”. “Devido à emigração, infelizmente, muitos aguiarenses não têm retaguarda, algo que é muito bem substituída pelas IPSS e restantes instituições privadas. A autarquia tem sido um parceiro muito ativo ao longo dos últimos anos, com o aproveitamento das verbas do quadro comunitário”, referiu Alberto Machado, agradecendo todo o trabalho desenvolvido pelas instituições com fins sociais.

A título de exemplo, em Alfarela de Jales (na imagem) está a ser erigido um edifício que irá albergar uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), da responsabilidade do Centro Social e Comunitário do Planalto de Jales. A esse propósito, nesta semana, a autarquia e a Junta de Freguesia estabeleceram um protocolo com o Centro Social para operacionalizar o funcionamento das valências de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

Há, ainda, apoios entretanto formalizados com as seguintes entidades: Centro Social e Paroquial Padre Sebastião Esteves (reabilitação da creche e centro de atividades ocupacionais); Centro Social Nossa Senhora de Lurdes (melhoramento da creche, centro de dia e serviço de apoio domiciliário); Centro Social Nossa Senhora do Extremo (ações de melhoramento dos serviços – centro de convívio, centro de dia e estrutura residencial para pessoas idosas); Centro Social Nossa Senhora de Fátima (ações de melhoramento dos serviços de apoio domiciliário); Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar (obras de restauro, conservação e valorização no lar Nossa Senhora da Conceição e reabilitação de lar de idosos em Vila Pouca de Aguiar).

Os investimentos na saúde e nas infraestruturas sociais foram aprovados para que, segundo o plano, “contribuam para o desenvolvimento regional, a redução das desigualdades de saúde, a promoção da inclusão social, através da melhoria do acesso aos serviços sociais e da transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária”.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...