Casa do Parente: uma casa de família em Sabroso de Aguiar

Data:

É uma casa transmontana, com certeza! No coração de Sabroso de Aguiar, a Casa do Parente faz jus ao nome e está de portas abertas a todas as famílias, numa personificação perfeita do carinho e do saber receber à transmontana.

Datada de 1732, é uma das casas mais antigas da aldeia de Sabroso de Aguiar, cujo proprietário, António Manuel Parente, conceituado comerciante e agricultor da região, “tinha sempre para oferecer um copo de vinho e pão a quem passava”.

Atualmente, os netos seguem o legado deixado pelo avô e tornaram a “hospitalidade” na palavra de ordem daquele alojamento de turismo rural.

A tradicional lareira com os potes ao lume, a adega com o lagar e as pipas, outrora com vinho produzido pela própria família, e com o grelhador com lenha por perto, possibilita usufruir de um final de tarde ou início de dia com todo o conforto necessário.

“O alojamento invoca, ainda, as características rústicas das nossas aldeias transmontanas, sendo o granito e a madeira os materiais de eleição”, explicou Pedro Vasconcelos, atual proprietário e neto de António Manuel Parente.

A Casa do Parente é o local perfeito para quem procura a calma e tranquilidade, numa comunhão perfeita com natureza, tão procurada atualmente.

Este alojamento disponibiliza cinco divisões compostas por uma sala com TV, Wi-Fi e kitchnet totalmente equipada, dois quartos duplos com aquecimento e arrumação, um WC, adega com grelhador e equipamentos diversos, e um espaço exterior com banco de jardim. 

Para além das condições sublimes que pautam as paredes desta casa secular, a Casa do Parente oferece, ainda, uma rede de percursos pedestres e cicláveis em espaço privado, que comungam mais tarde com o espaço público inserido no coração do Alto Tâmega, na famosa rota termal de Pedras Salgadas e Vidago.

Em tempos de pandemia, este alojamento de turismo rural é dotado de todas as condições e normas higiénicas impostas pela Covid-19, sendo um local seguro e longe de qualquer risco pandémico.

Por fim, Pedro Vasconcelos deixa o apelo: “visitem-nos e tenho a certeza de que irão gostar, estamos à vossa espera!”.

Por Daniela Parente

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...