Chaves regressou às suas origens com a Festa dos Povos

Data:

Mais de 60 mil pessoas visitaram Aquae Flaviae

No passado fim de semana, Chaves celebrou as suas origens galaico-romanas naquela que já é a oitava edição da Festa dos Povos, numa viagem ao império de Tito Flávio Vespasiano.

Foram mais de 60 mil os visitantes, oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, em especial da vizinha Galiza, que passaram pela zona ribeirinha da cidade para interagir com legionários, gladiadores, senadores, músicos, bailarinos, mendigos, escravos, falcoeiros e divindades, na recriação de vários momentos quotidianos dos povos que habitaram Aquae Flaviae há mais de dois mil anos.

O mercado temático, que contou com 89 expositores entre os quais vários artesãos, constituiu-se como ponto de encontro para três dias de animação convívio e lazer numa festa com história, repleta de sabores, saberes, cor, música, numa viagem ao passado que permitiu a turistas, imigrantes e flavienses celebrar de novo a festa dos povos, após um interregno de dois anos.

Na sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Vaz, destacou a herança cultural em que “passados dois mil anos se continua a olhar para o passado com orgulho, com memória e um sentimento de aprendizagem, na preparação de um futuro alicerçado num compromisso de trabalho e superação na promoção do que melhor esta região produz e proporciona”. Acrescentou, ainda, que “num espaço sobretudo de componente lúdica e de recreação histórica, este evento contribui fortemente para o reforço da economia local”.

Com o objetivo de promover a cidade, o seu património e a tão apreciada gastronomia flaviense, a “Festa dos Povos” incluiu um programa cultural diversificado, nos quais os espetáculos variados e os cortejos que atravessaram a ponte romana de Trajano permitiram também animar o centro histórico da cidade, que viveu mais uma grande enchente de turistas que escolheram visitar Chaves neste evento particular.

Esta atividade contou com a organização conjunta do Município de Chaves e EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...