A Biblioteca Municipal de Chaves foi o local escolhido para receber a conferência sobre “Crescimento e Sustentabilidade de Chaves e do Alto Tâmega”, no passado dia 27 de maio. Esta foi uma iniciativa do grupo editorial Vida Económica, com o apoio da Câmara Municipal de Chaves.
A abrir a sessão marcou presença o Presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz que também apresentou o primeiro painel intitulado “Os desafios de desenvolvimento de Chaves e do Alto Tâmega 2030”.
Para falar sobre “O potencial da oferta turística de Chaves e do Alto Tâmega” esteve presente Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) que aproveitou a ocasião para, de entre vários aspetos, salientar os “pontos chave” mencionados no Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega, recentemente, apresentado aos operadores turísticos da Região.
Este documento tem por objetivo reforçar a capacidade empresarial dos operadores turísticos do Alto Tâmega para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, dando coerência e consistência à estratégia turística definida para a região e que tem norteado o trabalho dos seis municípios nos últimos anos.
Para além destas temáticas, o programa da conferência contemplou, ainda, temáticas como “A água como oportunidade de expansão de crescimento sustentável”, o “Ensino Superior, a formação profissional e o emprego qualificado” e “Oportunidades de crescimento sustentável da economia local”, com a intervenção de diversos oradores de instituições públicas e do setor empresarial da cidade.