Diocese de Vila Real comunica afastamento do Padre Manuel Machado

Data:

Pároco de Parada de Monteiros, Pensalvos e São Martinho de Bornes

A Diocese de Vila Real comunicou que recebeu do coordenador da Comissão para a proteção de menores da Diocese de Lisboa a informação da existência de uma denúncia de eventuais abusos de menores ocorrido há alguns anos naquela Diocese. O caso envolverá o Padre Manuel José Moura Machado, ordenado em Lisboa em 1985 e incardinado na Diocese de Vila Real em 2011.

O referido sacerdote “foi informado desta denúncia e afastado de toda a atividade pastoral“. Em cumprimento das orientações em vigor, “será iniciada uma investigação prévia e feita a comunicação às autoridades judiciais competentes“.

Nascido em 1956, o Padre Manuel José Moura Machado era Pároco de Parada de Monteiros, Pensalvos e São Martinho de Bornes, no Arciprestado de Centro II, que corresponde ao concelho de Vila Pouca de Aguiar.

“Neste momento de profunda tristeza invocamos a Deus, misericordioso e justo, para que ampare as possíveis vítimas e os eventuais implicados neste caso”, escreveu a Diocese.

Padre Marco Amaro vai acumular paróquias

“Havendo necessidade de prover o cuidado paroquial das Paróquias de Parada de Monteiros; Pensalvos; São Martinho de Bornes, devido ao afastamento de toda a actividade pastoral do anterior pároco, hei por bem nomear o Padre Marco Paulo Monteiro Amaro, Administrador Paroquial das suprarreferidas Paróquias no Arciprestado de Centro II, acumulando com as paróquias que já tinha a seu cuidado (Bragado, Capeludos, Valoura e Vreia de Bornes), com todos os direitos e deveres estatuídos no Código de Direito Canónico”, informou D. António Augusto de Oliveira Azevedo, Bispo da Diocese de Vila Real.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...