“E se fosse em Lisboa?” Abatimentos em Jales só começaram a ser estudados há dois meses

Data:


Na entrada do edifício, onde decorreu a reunião, foi colocada uma tarja com a mensagem: “E se fosse em Lisboa?”

A população de Jales ficou a saber, na passada sexta-feira, que há registo de quinze abatimentos de solo junto às antigas minas em Campo de Jales. Na sessão de informação, o presidente da Câmara Municipal lembrou que reportou o primeiro abatimento em 2015 e que só há dois meses é que se iniciaram os trabalhos de monitorização no terreno. Ao todo, foram realizadas cinco sondagens e colocada instrumentação que vai permitir monitorizar quantas e que tipo de movimentações estão a ocorrer no subsolo.

 Os representantes da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) e da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), através de vídeo chamada, foram questionados pela população sobre o problema, tendo abordado o referido registo de subsidências e assumido a perigosidade desse fenómeno, numa área de três a quatro quilómetros de extensão, tendo ficado agendada uma nova sessão para novembro com dados mais concretos sobre a origem do problema e a solução que se propõe para a sua resolução.

Os alertas da população de Campo de Jales e das autarquias (câmara e junta) repetem-se desde 2015. No bairro que fica por cima das galerias das antigas minas de ouro têm-se verificado abatimentos e, em novembro de 2019, foi interditada e estrada municipal 1121-1, via de acesso a Campo de Jales, a Cidadelha de Jales e Reboredo.

No espaço de um ano, o número de abatimentos identificados praticamente duplicou para os 15. As minas de Jales, encerradas na década de 90 do século passado, deixaram 16 galerias, quatro quilómetros de extensão e 600 metros de profundidade.

(…)

Reportagem completa na próxima edição do Notícias de Aguiar, terça-feira nas bancas.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...