Sara Ruegg, uma aguiarense que trabalha na área social, está a implementar um projeto intergeracional na Lagoa, aldeia da freguesia de Bornes de Aguiar. Trata-se de uma residência partilhada, em modelo de Família de Acolhimento, onde presta cuidados a três idosos.
A residência tem o nome de “Flor de Lise” e, segundo Sara Ruegg, o projeto consiste numa forma de “mostrar às pessoas que existe outra maneira de encarar a população sénior”. “Basicamente, é uma residência partilhada, onde prestamos serviços na área social, mas é muito mais do que isso”, disse.
“Flor de Lise é uma alternativa aos lares e à fatalidade de viverem sozinhos. O projeto baseia-se no conceito de cohousing (casa partilhada). Apresenta-se como resposta de habitação e serviços adequados às necessidades da população envelhecida. Mas permite uma vivência em contexto independente e privado, mantendo o apoio necessário, com promoção de autoestima e do envelhecimento ativo”, explicou Sara Ruegg.
(…)
No fundo, Sara Ruegg pretende, com este projeto, proporcionar às pessoas que cruzam o seu caminho “uma etapa feliz da vida delas”. “Todos juntos, em contexto familiar, somos capazes de fazer a diferença na vida dos idosos que acolhemos”, sublinhou.
Reportagem completa na edição nº 316 do Notícias de Aguiar, esta semana nas bancas.