“Flor de Lise”: projeto social dá mais cor à terceira idade

Data:

Sara Ruegg

Sara Ruegg, uma aguiarense que trabalha na área social, está a implementar um projeto intergeracional na Lagoa, aldeia da freguesia de Bornes de Aguiar. Trata-se de uma residência partilhada, em modelo de Família de Acolhimento, onde presta cuidados a três idosos.

A residência tem o nome de “Flor de Lise” e, segundo Sara Ruegg, o projeto consiste numa forma de “mostrar às pessoas que existe outra maneira de encarar a população sénior”. “Basicamente, é uma residência partilhada, onde prestamos serviços na área social, mas é muito mais do que isso”, disse.

“Flor de Lise é uma alternativa aos lares e à fatalidade de viverem sozinhos. O projeto baseia-se no conceito de cohousing (casa partilhada). Apresenta-se como resposta de habitação e serviços adequados às necessidades da população envelhecida. Mas permite uma vivência em contexto independente e privado, mantendo o apoio necessário, com promoção de autoestima e do envelhecimento ativo”, explicou Sara Ruegg.

(…)

No fundo, Sara Ruegg pretende, com este projeto, proporcionar às pessoas que cruzam o seu caminho “uma etapa feliz da vida delas”. “Todos juntos, em contexto familiar, somos capazes de fazer a diferença na vida dos idosos que acolhemos”, sublinhou.

Reportagem completa na edição nº 316 do Notícias de Aguiar, esta semana nas bancas.

Artigo anterior
Próximo artigo

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...