Início de atividade do CLDS-4G de Vila Pouca de Aguiar

Data:


Teve início no passado dia 1 de junho a implementação das ações constantes no Plano de Ação do CLDS-4G de Vila Pouca de Aguiar, intitulado “Ser Mais”.
Este projeto, executado em parceria pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, Entidade Coordenadora Local da Parceria e pela AECORGO – Associação Empresarial do Corgo, Entidade Local Executora das Ações, constitui um instrumento de intervenção de proximidade de extrema importância, que procura envolver os diversos atores locais com intervenção no território, com destaque para as Juntas de Freguesia, entidades que atuam nas áreas da educação e da saúde, bem como um grande número de outras entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, no sentido de promover um crescimento inclusivo e sustentável do concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Tal como sucedeu nas anteriores edições, encontra-se em funcionamento o gabinete técnico, situado na Praça Dr. António Gil n.º 4, 2º frente, em Vila Pouca de Aguiar, que prestará todo o apoio necessário aos beneficiários, no âmbito das diferentes áreas de intervenção do projeto.

Tendo em conta que no concelho de Vila Pouca de Aguiar já existiu o CLDS+ e o CLDS-3G, as ações a desenvolver assentam numa lógica de continuidade, tendo como pilar fundamental o trabalho em rede com os diferentes atores locais, no sentido de assegurar que as mesmas tenham sustentabilidade e que os seus resultados permaneçam no período pós-projeto. As ações a desenvolver integram os seguintes eixos de intervenção:

• Eixo 1: Emprego, formação e qualificação;
• Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil;
• Eixo 3: Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa;
• Eixo 4: Capacitação e desenvolvimento comunitários.
Com o desenvolvimento destas atividades e indo ao encontro dos objetivos gerais estabelecidos, constituem objetivos específicos do CLDS-4G de Vila Pouca de Aguiar os seguintes:
• Aumentar a empregabilidade dos beneficiários, favorecendo a integração profissional e estimulando a criação de autoemprego, em particular jovem e feminino;
• Combater a exclusão social e a pobreza, em especial a pobreza infantil;
• Fomentar a integração social das crianças e jovens, incluindo as pessoas com deficiência;
• Promover o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas;
• Combater a solidão e o isolamento dos idosos;
• Apoiar a auto-organização dos habitantes e promover a revitalização das associações locais;
• Facilitar o acesso de pessoas a serviços públicos de utilidade pública.
Este Projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...