Pão por Deus, a “Doçura ou Travessura” à portuguesa

Data:

Quando o Halloween chegou aos EUA, já se pedia pão por Deus em Portugal. Por todo o país, as crianças organizam-se em grupos e vão de porta em porta pedir doces e fazer travessuras, uma prática que tem cada vez mais adeptos em Portugal. Mas será que o pedido de pão por Deus, tão tradicional na região de Trás-os-Montes, ainda sobrevive?

Diz a tradição que no dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, as crianças saem à rua com um saco de pano na mão a pedir de porta em porta o pão por Deus. Em troca recebem broas, rebuçados, pastilhas, nozes, algumas moedas ou aquilo que o dono da casa estiver disposto a oferecer.

Reza a história que o Pão por Deus teve origem em Lisboa, um ano depois do terramoto de 1755. Nesse dia 1 de novembro, a população mais pobre de Lisboa terá aproveitado para sair às ruas e bater à porta dos mais afortunados, e, assim, mitigar um pouco a fome.

Esta tradição perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada neste dia e tendo-se propagado gradualmente a todo o país.

O pedido era geralmente acompanhado pela gritaria dos mais novos, enquanto cantarolavam “Bolinhos e bolinhós/Para mim e para vós./Para dar aos finados/Qu’estão mortos, enterrados./À porta da bela cruz/Truz! Truz! Truz!/ A senhora que está lá dentro/Assentada num banquinho./Faz favor de s’alevantar/P’ra vir dar um tostãozinho”

Após a década de 80, e nos centros mais urbanos, começou a desvanecer-se esta tradição e os mais novos começaram aos poucos a tentar implementar a tradição norte-americana, sobretudo através da realização de festas temáticas.

Daniela Parente

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...