Selo de garantia de qualidade EQAVET atribuído ao Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar

Data:

A Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional atribuiu o Selo de Conformidade EQAVET por três anos ao Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar. Esta atribuição corresponde à avaliação máxima dada às Escolas relativamente à oferta formativa de cursos profissionais.

Na sequência dos resultados da avaliação do processo de alinhamento do Sistema de Garantia da Qualidade na Educação e na Formação Profissional (EQAVET), o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar foi certificada por três anos com o Selo de Conformidade EQAVET pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional), reconhecendo a qualidade do nosso ensino e formação profissional.

O Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar orgulha-se deste reconhecimento que veio confirmar a adequada estratégia formativa, a qualidade dos cursos profissionais que leciona, o trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos, a melhoria dos procedimentos internos de gestão e de acompanhamento, assim como da divulgação dos resultados e da avaliação, destacando ainda a relação de proximidade que mantém como os stakeholders externos.

O processo de certificação teve início no ano de 2019 e o resultado agora alcançado, deve-se ao trabalho e empenho da Equipa Responsável EQAVET do Agrupamento e ao envolvimento de toda a comunidade escolar e educativa, professores, alunos, pessoal não docente, encarregados de educação, empresas e instituições parceiras.

A atribuição deste selo vem reforçar o compromisso da Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar em continuar a trabalhar para garantir uma formação de qualidade aos nossos alunos, assim como contribuirá para a consolidação da sua visibilidade externa.

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET) foi instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, e foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade, assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

O EQAVET é um instrumento a adotar que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.

A avaliação foi realizada pela equipa de verificação de conformidade EQAVET, no dia 3 de dezembro de 2020, que incidiu sobre vários critérios, em termos de uma apreciação do seu grau de desenvolvimento. Para cada critério, os resultados dessa apreciação foram expressos de uma forma objetiva, numa escala de três graus de alinhamento.

O Agrupamento de Escolas orgulha-se desta atribuição e irá continuar a trabalhar e a fomentar o reconhecimento das qualificações e competências adquiridas dos nossos alunos. Esta atribuição, para além de merecido prémio, é também uma responsabilidade para toda a comunidade escolar e educativa.

Equipa EQAVET:

Assunção Anes Morais (Coordenadora)

Maria Luís Mota Vasco

Cristina Maria Enes Borges

José Paulo da Costa Tavares

Francisco José Freitas Ramos

Maria Helena Moreira Sousa

Maria do Céu Gonçalves

José Joaquim Alves Lima

António José Sarmento Dias

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...