Termas de Chaves: lançamento de garrafa assinala 75 anos da nomeação do primeiro Diretor Clínico

Data:

As Termas de Chaves lançaram, terça-feira, dia 22 de setembro, uma Garrafa Comemorativa do 75º aniversário da nomeação do primeiro Diretor Clínico daquele balneário. O objetivo desta apresentação é “comemorar e homenagear o papel crucial do Dr. Mário Gonçalves Carneiro no reconhecimento e crescimento dos benefícios obtidos com as famosas Águas Termais Flavienses”, explica Nuno Vaz, Presidente da Câmara de Chaves.

A data foi selecionada pelo facto de ter sido a 22 de setembro de 1945 que foi publicada a nomeação de Mário Gonçalves Carneiro como Diretor Clínico das Termas de Chaves. Reconhecido e célebre cidadão flaviense, o Dr. Mário Gonçalves Carneiro divulgou os benefícios dos tratamentos termais e promoveu a importância da Água das Caldas de Chaves na melhoria da qualidade de vida ao longo de várias décadas. Nas palavras do Presidente do Município, “foi a intervenção do Dr. Mário Gonçalves Carneiro que tornou possível usar e explorar as Águas Termais locais, mediante orientação médica, tornando Chaves uma cidade de referência nesta área”.

O trabalho do Dr. Mário Gonçalves Carneiro foi sempre desenvolvido em prol da implementação de novos e variados tratamentos que ainda hoje são utilizados e da promoção da Água Termal de Chaves. Desta forma, o lançamento da Garrafa Comemorativa do 75º aniversário da nomeação do primeiro Diretor Clínico do Balneário é inspirado na existência de uma garrafa de Água Termal, colhida e lacrada pelo próprio que, há mais de 75 anos, quis levar para Coimbra para analisar no âmbito da sua tese final.

Lançada como edição comemorativa, limitada a mil unidades numeradas, a garrafa com Água Termal estará disponível para ser adquirida nas Termas de Chaves. Como parte das iniciativas de homenagem ao Dr. Mário Gonçalves Carneiro, a garrafa número 1 será oferecida à família do célebre médico.

As Termas de Chaves tinham planeado celebrar esta data com múltiplas iniciativas a serem implementadas ao longo do ano, que não foram realizadas devido à pandemia da Covid-19.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...