O concelho de Vila Pouca de Aguiar já viu aprovados, até ao momento, um total de 83 projetos do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, com uma verba global de 10 milhões de euros, sendo 3,7 milhões de euros a fundo perdido. Entre as dezenas de projetos aprovados no concelho, 22 são relativos a pequenos investimentos, dos quais oito são de jovens agricultores.
Na sessão de esclarecimento realizada na passada terça-feira, dia 7 de novembro, no Palacete Silva, com abertura do vereador Filipe Nascimento, que tem a seu cargo os gabinetes do setor, a representante da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Adelaide Inácio, aprofundou a medida 331, relativa aos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas até 7 de janeiro de 2022.
A medida de apoio a investimentos na exploração agrícola já abriu e os jovens agricultores podem candidatar-se a duas medidas de apoio comunitário já com início na próxima sexta-feira, 10 de dezembro, dia em que abrem as medidas para zonas vulneráveis (risco de incêndio) e restantes territórios.
O representante da Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), António Montalvão Machado, referiu os concursos abertos até ao final deste ano para pequenos investimentos nas explorações agrícolas (dotação: 340.802,79€) e pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas (dotação: 389.183,25€).