Vila Pouca de Aguiar acolheu tertúlia sobre Movimentos Laicais na Diocese de Vila Real

Data:

Neste mês de fevereiro, foi a vez de Vila Pouca de Aguiar receber a tertúlia sobre os Movimentos Laicais presentes na Diocese de Vila Real que decorreu na sexta-feira, dia 11, na igreja paroquial.

O painel foi moderado por Celso Sá Santos e teve a intervenção dos movimentos: a Associação dos Médicos Católicos Portugueses, representada pela Dra Bela Alice Morais Botelho Costa; a Associação Cristã de Empresários e Gestores, representado pelo Dr João Quintela Cavaleiro;o  Caminho Neocatecumenal, representado pelo Pe Xavier Romero; os Centros de Preparação para o Matrimónio, representados pelo casal Teresa Cristina Albuquerque e João Paulo Lopes; e as Equipas de nossa Senhora, representadas pelo casal Ana Cristina Sabrosa de Castro e Vítor Manuel Mesquita Guedes.

Cada movimento deixou o seu testemunho e partilha da missão realizada nas várias realidades onde estão presentes, desde os hospitais às empresas, das comunidades às famílias.

O senhor bispo, D. António Augusto, encerrou a sessão agradecendo a presença de todos e manifestou regozijo pela actividade destes movimentos no percurso dos cem anos da diocese, destacando o seu contributo para uma Igreja mais viva e a imagem real que estes movimentos dão da variedade da vida eclesial.

As tertúlias mensais que decorrem mensalmente ao longo deste ano jubilar fazem-nos olhar o presente com os olhos voltados para o futuro, concretamente estes novos movimentos laicais são o “sinal que o Espírito Santo continua a soprar na Igreja e a suscitar os carismas adequados a cada época” como disse o Pe Domingos Barrias, Arcipreste do CentroII, na saudação inicial.

Esteve também presente o Orfeão de Vila Pouca que, no início do encontro, executou uma peça musical e, no final, o hino da diocese.

A próxima tertúlia decorre a 11 de março sobre a presença das Congregações religiosas na diocese.

Padre João Curralejo

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...