Vila Pouca de Aguiar adere ao movimento “Outubro Rosa”

Data:

Desde 2014, o Núcleo Regional do Norte da LPCC desenvolve a campanha Onda Rosa (integrada na iniciativa global Outubro Rosa), onde todos são convidados a colaborar de acordo com os contextos e recursos, sensibilizando para a doença, incentivando à prevenção e ao diagnóstico precoce do cancro da mama.

Nos últimos 7 anos, a campanha dinamizada entre 15 de Outubro (Dia Mundial da Saúde da Mama) e 30 de outubro (Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama) contou com a participação de mais de 2.500 instituições.

O município de Vila Pouca de Aguiar não é indiferente à causa e, há longos anos, estabelece sinergias com a comunidade de modo a divulgar a Onda Rosa no concelho, com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama.

Este ano, a Câmara Municipal, em conjunto com a Associação Empresarial do Corgo (AECorgo), desafiam toda a comunidade e em particular todos os proprietários de comércios e empresas do concelho, a criar montras em tons de rosa, a vestir bustos e manequins da mesma cor e a criar o “Dia Rosa” no local de trabalho.

A autarquia sugere também a colocação de uma imagem de capa na rede social Facebook com o logótipo “Outubro Rosa” e, ainda, a utilização de elementos rosa nos blogs e sites pessoais e institucionais.

Por fim, no penúltimo dia de campanha, a 29 de outubro, a Câmara Municipal convida toda a comunidade a participar na fotografia “Outubro Rosa em Vila Pouca de Aguiar”.

O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), o cancro da mama é o mais frequente (prevalente) em Portugal e em todo mundo.

Em 2020, no nosso país, estima-se que 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher (com maior número de casos), cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.

Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...