Apresentação do livro “Paróquias e Freguesias do Concelho de Vila Pouca de Aguiar”

Data:

O livro “Paróquias e Freguesias do Concelho de Vila Pouca de Aguiar – Origens e Evolução”, da autoria do professor e historiador Albertino Saraiva de Sousa, foi apresentado na passada sexta-feira, dia 6 de agosto, no auditório do Palacete Silva, na presença do autor, do presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, e do pároco de Vila Pouca de Aguiar, António Paulo Rodrigues. Dada a situação pandémica atual, a apresentação contou apenas com alguns convidados, entre eles presidentes de Junta de Freguesia e Párocos, tendo, por isso, transmissão online, através das redes sociais.

A edição deste livro sobre o património religioso das paróquias e freguesias do concelho é da Câmara Municipal e teve o apoio e colaboração do Padre António Paulo Rodrigues. Além disso, Joel Magalhães, do Notícias de Aguiar, foi o responsável pela composição gráfica e ainda por fotografar todos os monumentos religiosos, no interior e exterior.

Ao longo de mais de quatro centenas de páginas é possível analisar documentos e monumentos religiosos (exterior e interior) com a respetiva descrição. O autor da obra explicou, no decorrer da apresentação, que inicialmente estava previsto a realização de uma agenda ilustrada, mas o trabalho que resultou da investigação do património religioso local “acabou por dar origem a um livro volumoso, com mais de 400 páginas, dividido por 11 capítulos e alguns anexos”.

Património religioso de elevado valor

Alberto Machado, presidente da autarquia, que lançou o repto ao autor, no sentido de avançar com a investigação, referiu, no decorrer da apresentação, que “qualquer aguiarense se identifica com o património religioso existente no nosso concelho”. “Todos nós reconhecemos a importância deste património. Tem um valor enorme e um valor sentimental ainda maior. Este trabalho de investigação é uma forma de preservar a nossa história, de ter um documento editado, com rigor histórico, passível a ser consultado, que pode potenciar o lançamento de outras edições”, informou o autarca.

Presente no evento, António Paulo referiu, por sua vez, que o livro “é um grande contributo para se aprofundar ainda mais o estudo sobre as paróquias e as freguesias do concelho”. “É com simplicidade que descobrimos, com a ajuda desta obra, as raízes do que somos e do património que existe nas nossas aldeias. Estamos a preparar as comemorações do centenário da Paróquia de Vila Pouca de Aguiar, que se celebra em 2022, sob o tema descobrir as raízes, e este livro dá um grande contributo neste sentido”, sublinhou.

Ao todo, foram editados 750 exemplares do livro “Paróquias e Freguesias do Concelho de Vila Pouca de Aguiar”. Quem estiver interessado em receber a obra pode manifestar o seu desejo na junta de freguesia da sua residência, ou na respetiva paróquia, que farão chegar essa intenção à Câmara Municipal.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...