Autarcas aguardam soluções para a Ponte de Arame

Data:

Foi apresentada, na passada semana, a nova ponte sobre o rio Tâmega, que ligará Capeludos a Sobradelo. Por resolver está ainda a ligação entre Monteiros (Vila Pouca de Aguiar) e Veral (Boticas), onde atualmente a passagem pelo rio é feita por uma ponte pedonal de arame.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar referiu, na apresentação do projeto em Capeludos, que a atual Ponte de Arame, em Monteiros, foi inicialmente considerada um “elemento patrimonial”, e que, por isso, não estava prevista a sua reposição.

“No âmbito da Declaração de Impacto Ambiental (DIA), esta ponte foi considerada um elemento patrimonial, pelo que a Iberdrola terá equacionado recolocá-la num outro local, sem servir de ligação entre as duas margens. Não concordamos com essa solução”, referiu o Alberto Machado.

O autarca espera que aconteça uma reposição equivalente à atual, da mesma forma que aconteceu com o pontão Capeludos-Sobradelo. “Continuamos a pugnar para que haja ali, pelo menos, uma reposição da ligação pedonal. É esse o esforço que eu e o meu colega de Boticas, temos feito. Já conseguimos que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) exigisse à Iberdrola a apresentação, até ao fim do ano, de soluções para mitigar aquela situação”, sublinhou.

O SET é apresentado um dos maiores projetos hidroelétricos realizados na Europa nos últimos 25 anos, contemplando um investimento de 1.500 milhões de euros e a construção das barragens de Daivões, Gouvães e Alto Tâmega. A Iberdrola diz que empreendimento deverá estar concluído em 2023.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...