Autarquia investe no Caminho Português Interior de Santiago

Data:

O Município de Vila Pouca de Aguiar encontra-se a executar várias intervenções de melhoria do troço concelhio do Caminho Português Interior de Santiago, ações estas comparticipadas ao abrigo da Linha de Apoio Valorizar.

Está já em curso a reformulação e implementação de nova sinalética de apoio neste traçado histórico de peregrinação, bem como obras pontuais de regularização do piso e limpeza da vegetação, num percurso que se estende, ao longo do Vale de Aguiar, pelas freguesias de Telões, Soutelo, Vila Pouca de Aguiar, Bornes de Aguiar e Sabroso.

O Caminho Português Interior de Santiago foi sinalizado e dinamizado, na última década, pelos municípios entre Viseu e Chaves, tendo sido o primeiro itinerário português classificado como Rota Cultural Europeia, selo atribuído pelo Instituto dos Itinerários Culturais do Concelho da Europa.

Recentemente, foi submetido requerimento para a Certificação Nacional desta via de peregrinação a Santiago de Compostela, ao abrigo do DL 51/2019.

Vila Pouca de Aguiar preside, atualmente, à Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, entidade criada em 2019, e que conta com cerca de meia centena de associados, entre municípios portugueses nas diversas vias de peregrinação, associações de peregrinos e outras entidades jacobeias.

Ainda em 2021, está prevista a conclusão de novos investimentos no troço concelhio do Caminho de Santiago, com a construção de um albergue no antigo apeadeiro de Sabroso, bem como várias ações de promoção, comunicação e capacitação da comunidade local, que serão executadas conjuntamente com os 8 municípios do Caminho Interior.

Mais informação sobre o Caminho Português Interior de Santiago em info.cpisantiago@gmail.com

Texto da responsabilidade da Loja Interativa de Turismo de Vila Pouca de Aguiar Fotografias da empresa NTN Consulting.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...