Cebola foi rainha da Festa em Vila Pouca de Aguiar

Data:

A cebola voltou a ser a rainha da festa e este ano esteve presente no recinto até ao fim da tarde do dia 25 de setembro. Com mais de trinta toneladas, a venda de cebola iniciou na tarde do dia 24 e decorreu até ao final de 25 de setembro, o dia da Feira das Cebolas.

O ano foi bom para a cebola, por ser seco a recolha foi antecipada, a qualidade da cebola está assegurada pelo regime de produção ser hortas familiares e o entrelaçar nos cabos ainda aumenta mais o tempo de conservação deste produto do campo.

No Concurso da Maior Cebola, a vencedora da edição deste ano pesou 1.815 Kg, pertencente ao produtor José Madureira. Em segundo lugar, ficou Elisabete Rodrigues com 1.406Kg e em terceiro Mário Portugal com 1.344 kg.

Neste 25 de setembro, registou-se a inauguração do Mercado de Gado, investimento de 450 mil Euros com apoios comunitários para infraestruturas e parque de estacionamento. Ali já decorreu o Concurso Nacional da Raça Caprina Bravia.

Nos dias 24 e 25 de setembro, assistimos também a corridas de cavalos e burros, à desfolhada à moda antiga, teatro de rua, concurso pecuário, chegas e animação com concertinas.

Nas tasquinhas e restaurantes locais foram servidas centenas de refeições com caldo de cebola e mais pratos gastronómicos, tais como punheta de bacalhau, iscas de fígado, carapau frito com cebolada, pataniscas, e outras iguarias.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...