Censos 2021: Vila Pouca de Aguiar perdeu 1362 habitantes nos últimos dez anos

Data:

A população residente em Vila Pouca de Aguiar sofreu uma redução de 10,3 por cento.

De acordo com os primeiros resultados dos Censos 2021, divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a população recenseada no concelho foi de 11825 habitantes, o que representa menos 1362 residentes comparativamente com os Censos de 2011, ou seja, uma variação negativa de 10,3 por cento.

De acordo com os dados disponibilizados na página da internet do INE, há mais mulheres do que homens a residir no concelho aguiarense. Foram recenseadas 6213 mulheres e 5612 homens.

Há, ainda, outras informações já disponibilizadas pelo INE. Em Vila Pouca de Aguiar, existem 5003 agregados, a que corresponde uma variação de -3,6 por cento em relação a 2011. No entanto, verifica-se um crescimento na ordem dos 2,1 por cento no número de alojamentos que agora são 10258. O acréscimo também se faz notar no número de edifícios, sendo agora 9462, ou seja mais 2,1 por cento relativamente ao Recenseamento de 2011.

O Instituto Nacional de Estatística sublinha que os dados agora revelados “têm ainda um caráter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha e divulgados antes do final de todo o processo de tratamento e validação da informação recolhida”. O INE assinala que “a resposta expressiva pela internet contribuiu decisivamente” para que a operação do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021 “decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país, ditado pela pandemia da covid-19”.

Daniela Parente

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...