Escuteiros de Vila Pouca de Aguiar assinalaram o Ano Santo Jacobeu

Local

Em pleno Ano Santo Jacobeu, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e os seus associados celebraram o Dia de Santiago, a 25 de Julho, com um conjunto diversificado de iniciativas, que vão desde inauguração de estruturas de apoio, caminhadas organizadas ao longo dos caminhos, concertos musicais e celebrações religiosas, um pouco por todo o país.

Em Vila Pouca de Aguiar a data foi assinalada em Tourencinho, com a Expedição 34 do Agrupamento de Escuteiros 1372, que cumpriu um percurso de 14km ao longo do Caminho Português Interior de Santiago, até Sabroso.

“O objetivo desta atividade é proporcionar aos nossos exploradores e noviços a experiência e vivência de uma peregrinação, que é muito mais do que rumar a um santuário”, adiantou a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

Em Santiago de Compostela celebra-se o “ano jubilar” sempre que o dia 25 de julho, dia de Santiago Maior, coincide com um domingo. O “ano santo” de Compostela, ou “Ano Jacobeu”, é celebrado desde o século XII.

Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, a peregrinação rumo à catedral de Santiago de Compostela, na Galiza, para venerar as relíquias do santo, a pé, a cavalo ou em excursões, atingiu um recorde, com 350 mil peregrinos.

Local

Menu