CLDS-4G: Dia Mundial dos Avós assinalado em instituições de apoio à 3ª idade

Local

Comemorou-se no dia 26 de julho o Dia Mundial dos Avós, uma data instituída com o objetivo de homenagear todos os avós, pela sua dedicação e importância para a família.

De modo a assinalar este dia, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, no âmbito o Programa CLDS-4G de Vila Pouca de Aguiar (Contrato Local de Desenvolvimento Social de Quarta Geração) desenvolveu uma atividade de caráter intergeracional, em parceria com o Hotel Sénior das Romanas, o Pedras Salgadas Lar, o Centro de Estudos Escolha Múltipla e o Centro Social e Paroquial Padre Sebastião Esteves.

Com esta ação pretendeu-se combater a solidão, valorizar o estatuto dos idosos e promover a sua autoestima, bem como sensibilizar os mais jovens para a importância de acarinhar e cuidar das pessoas mais velhas.

Após uma recolha de material audiovisual com mensagens das crianças para os “avós”, o mesmo foi editado e exibido aos idosos que se encontravam em instituições de apoio à 3ª idade, no sentido de combater a solidão e isolamento, fortemente agravados pelas restrições às visitas decorrentes da pandemia da Covid-19.

Foram ainda entregues aos idosos desenhos feitos pelas crianças, que ficaram expostos nas Instituições, juntamente com certificados para todos os Idosos institucionalizados.

O Programa CLDS-4G é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Autor

Menu