Covid-19: profissionais dos centros de saúde já começaram a ser vacinados

Data:

Os profissionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso, em especial os que estão na linha da frente do combate à Covid-19, começaram hoje a ser vacinados.

“Neste primeiro dia de vacinação foram administradas 15 vacinas. Amanhã, serão dadas mais 55”, confirmou a enfermeira Laurentina Teixeira, diretora do ACES Alto Tâmega, que compreende os concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Valpaços, Chaves, Montalegre, Boticas e Ribeira de Pena.

Os médicos, enfermeiros e assistentes operacionais da Área de Doenças Respiratórias (ADR) são, nesta fase, a prioridade deste primeiro lote de vacinas. “Como as vacinas não chegam todas ao mesmo tempo, convém assegurar a vacinação aos profissionais da linha da frente. Os restantes serão vacinados à medida que chegam mais vacinas”, referiu.

Segundo a responsável pelo ACES, para a próxima semana, os utentes e funcionários de lares da região serão também eles vacinados. “Em primeiro lugar, iremos vacinar nos lares de concelhos com uma incidência cumulativa acima de 960 casos por 100 mil habitantes. Depois, à medida que vão chegando mais vacinas, vamos aos concelhos com uma incidência de casos entre 480 e 960, e assim sucessivamente”, explicou Laurentina Teixeira, tendo como base o critério definido pela Secretaria de Estado da Saúde.

De referir que, nesta semana, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços e Chaves são os concelhos, no Alto Tâmega, com maior taxa de incidência de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...