Covid-19: variante inglesa preocupa autoridades de saúde

Data:

O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, participou, no dia 4 de fevereiro, em representação da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), na habitual reunião com a Autoridade Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), por videoconferência, para fazer um ponto da situação acerca da evolução da pandemia.

A ARS Norte informou que o Rácio de Transmissibilidade (RT) na zona Norte do país desceu para 0,98, devido ao novo confinamento e ao encerramento de estabelecimentos de ensino, medidas que contribuíram para um ligeiro achatamento da curva de contágios.

Apesar da descida do RT e das Unidades Hospitalares da região Norte terem alguma capacidade de resposta para doentes covid, a ARS Norte referiu que ainda há muita pressão sobre os hospitais, pelo que se devem evitar deslocações desnecessárias, saindo-se de casa apenas para aquilo que é indispensável.

Nesse sentido, a Autoridade Saúde Regional apelou ao sentido de responsabilidade e dever cívico de todos, de forma a evitar-se ao máximo um retrocesso no combate à pandemia.

Relativamente à taxa de positividade, é nesta altura de 19,3%, verificando-se que há um número significativo de infeções resultantes da designada variante inglesa em alguns municípios do Norte, sendo o caso mais preocupante o do Concelho de Caminha, onde se têm registado novos casos associados a esta estirpe.

De referir que a variante inglesa do novo coronavírus é mais contagiosa, daí a necessidade de se redobrarem cuidados e se respeitar o confinamento, assim como as indicações emanadas pelas Autoridades de Saúde, no sentido de se conter a propagação da doença.

Apesar de haver mutações do vírus, a ARS Norte afirmou que a vacina contra a Covid-19 é eficaz também nos casos detetados com a nova estirpe do coronavírus. 

No distrito de Vila Real, Boticas é o concelho com maior taxa de incidência das últimas semanas, situando-se nos 3361 novos casos por 100 mil habitantes.

Face a estes dados, o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, disse que continua a acompanhar, de forma permanente, “a evolução de novos casos de infeção”. “Faremos tudo o que está ao nosso alcance para conter a disseminação do vírus na população, protegendo aqueles que são mais vulneráveis. No entanto, é fundamental que as pessoas sejam responsáveis e cumpram a regras estipuladas”, disse.

O autarca solicitou que os critérios da nova fase do plano de vacinação contra a Covid-19, que abrange os idosos com mais de 80 anos e doentes de risco, com patologias associadas, sejam claros e objetivos, evitando-se deturpação e ruídos durante o processo.

No que respeita aos municípios do Alto Tâmega, Fernando Queiroga informou a ARS Norte que estes estão disponíveis para colaborar e ajudar no processo de vacinação da população, com a disponibilização de transporte e apoio logístico para que o procedimento de inoculação possa realizar-se noutros locais, além dos centros de saúde, prevenindo-se assim deslocações às unidades locais de saúde.

Também a vacinação dos bombeiros foi uma das questões abordadas na reunião, com Fernando Queiroga a solicitar atenção para esta problemática. “Esta questão deve ser resolvida o quanto antes, uma vez que os bombeiros também estão na linha da frente do combate à pandemia, pois são eles que prestam auxílio e fazem o transporte dos doentes para os hospitais”, referiu.

A par dos bombeiros, o autarca também acha incompreensível como não foram incluídos nesta fase do plano de vacinação os profissionais que realizam os apoios domiciliários.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...