Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha em Chaves com ensino bilingue em português e castelhano

Data:

A Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa – Alto Tâmega, em Chaves, terá ensino bilingue, em português e castelhano, para formar enfermeiros “muito qualificados” e preparados para trabalhar em países que falem estas línguas.

Chaves recebeu na segunda-feira a tomada de posse das novas diretoras das Escolas Superiores da CVP de Lisboa e de Chaves, iniciativa que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

“O mundo lusófono e o que fala castelhano passarão a ter enfermeiros muito qualificados e preparados para os problemas que existem nesses países, com formação adequada incluindo a linguística”, disse o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Francisco George.

Atualmente a Escola Superior de Enfermagem da CVP — Alto Tâmega tem cerca de 400 alunos, sendo mais de metade espanhóis, com origem na Galiza.

Para a nova diretora da escola, Maria Rita Pessoa, o ensino bilingue e a investigação científica serão as apostas do novo conselho de direção que tomou hoje posse.

A diretora lembrou a proximidade de Chaves com a fronteira e a tradição da escola que em mais de 20 anos de existência já contou com muitos alunos espanhóis.

A cerimónia contou ainda com a entrega da condecoração ‘Cruz Vermelha de Mérito’ a Luís Janeiro, pelo “reconhecimento do trabalho e dedicação à instituição”, entregue pelo presidente da Comissão Honorífica da CVP, o general Governo Maia.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...