Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha em Chaves com ensino bilingue em português e castelhano

Data:

A Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa – Alto Tâmega, em Chaves, terá ensino bilingue, em português e castelhano, para formar enfermeiros “muito qualificados” e preparados para trabalhar em países que falem estas línguas.

Chaves recebeu na segunda-feira a tomada de posse das novas diretoras das Escolas Superiores da CVP de Lisboa e de Chaves, iniciativa que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

“O mundo lusófono e o que fala castelhano passarão a ter enfermeiros muito qualificados e preparados para os problemas que existem nesses países, com formação adequada incluindo a linguística”, disse o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Francisco George.

Atualmente a Escola Superior de Enfermagem da CVP — Alto Tâmega tem cerca de 400 alunos, sendo mais de metade espanhóis, com origem na Galiza.

Para a nova diretora da escola, Maria Rita Pessoa, o ensino bilingue e a investigação científica serão as apostas do novo conselho de direção que tomou hoje posse.

A diretora lembrou a proximidade de Chaves com a fronteira e a tradição da escola que em mais de 20 anos de existência já contou com muitos alunos espanhóis.

A cerimónia contou ainda com a entrega da condecoração ‘Cruz Vermelha de Mérito’ a Luís Janeiro, pelo “reconhecimento do trabalho e dedicação à instituição”, entregue pelo presidente da Comissão Honorífica da CVP, o general Governo Maia.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...