Escola de Esgrima Lusitana promove Jogo do Pau em Vila Pouca de Aguiar

Local

Um grupo afiliado à Escola de Esgrima Lusitana do Santo Condestável, fundada em 1986 pelo mestre Nuno Russo, está a promover a modalidade conhecida como o Jogo do Pau Português no concelho de Vila Pouca de Aguiar. Nesse sentido, foi constituída a escola Esgrima Lusitana d’Aguiar, sob responsabilidade do coordenador técnico Patrick Rocha, monitor nível 1.

O Jogo do Pau é uma arte de combate com paus, genuinamente portuguesa, que remonta ao manejo das armas medievais e que ficou preservado na tradição popular portuguesa. Nos finais do século XIX e princípios do século XX, eram ainda frequentes por todo o país, mas com destaque para a região minhota, os combates de pau nas feiras e romarias que por vezes envolviam aldeias inteiras.

Atualmente, esta esgrima portuguesa, para além da sua característica marcial e de defesa pessoal, apresenta-se também sob a forma de desporto de competição, no qual se utiliza material sintético de modo a preservar a integridade física dos praticantes, tornando-se assim bastante atrativo sobretudo para as camadas jovens, tendo por essa razão sido incluído nos programas nacionais de Educação Física das escolas.

A Esgrima Lusitana d’Aguiar está nas redes sociais, em: facebook.com/esgrima.lusitana.vpa

Local

Menu