Exposição “Tradições Carnavalescas” visitada por pessoas de todo o território

Alto Tâmega

O Posto de Turismo do Alto Tâmega (PTAT) acolheu nas suas instalações, entre os dias 23 de fevereiro e 1 de março, uma exposição relativa às “Tradições Carnavalescas” do Alto Tâmega ou, como é designado em muitas das aldeias, “Tradições de Entrudo”.

A exposição contou com a colaboração e exposição dos trajes dos municípios de Montalegre (freguesia de Pitões das Júnias, freguesia de Outeiro – Associação Mountain Riders; Freguesia de Tourém) e de Ribeira de Pena.

Quem visitou o PTAT nestes dias teve a oportunidade de contactar com os diversos trajes usados na região, sendo que todos eles possuem uma designação própria. Expostos estiveram os “Farrapões”, “Caretos”, “Folhateiros”, “Felipeiros”, “Cabeçudos” e as “Carranhosas”.

A exposição foi um sucesso, principalmente no fim-de-semana, com um grande número de turistas a visitar as instalações do Posto de Turismo e, inclusivamente, pessoas das aldeias dos municípios com trajes expostos que fizeram questão de se deslocar ao PTAT para verem os seus trajes.

Os visitantes tiveram oportunidade de se inteirar sobre o entrudo da região, com cada traje acompanhado por uma breve descrição do mesmo, e de tirarem fotografias ao lado destes e dos “Cabeçudos”.

Local

Menu