“Flor de Lise”: projeto social dá mais cor à terceira idade

Data:

Sara Ruegg

Sara Ruegg, uma aguiarense que trabalha na área social, está a implementar um projeto intergeracional na Lagoa, aldeia da freguesia de Bornes de Aguiar. Trata-se de uma residência partilhada, em modelo de Família de Acolhimento, onde presta cuidados a três idosos.

A residência tem o nome de “Flor de Lise” e, segundo Sara Ruegg, o projeto consiste numa forma de “mostrar às pessoas que existe outra maneira de encarar a população sénior”. “Basicamente, é uma residência partilhada, onde prestamos serviços na área social, mas é muito mais do que isso”, disse.

“Flor de Lise é uma alternativa aos lares e à fatalidade de viverem sozinhos. O projeto baseia-se no conceito de cohousing (casa partilhada). Apresenta-se como resposta de habitação e serviços adequados às necessidades da população envelhecida. Mas permite uma vivência em contexto independente e privado, mantendo o apoio necessário, com promoção de autoestima e do envelhecimento ativo”, explicou Sara Ruegg.

(…)

No fundo, Sara Ruegg pretende, com este projeto, proporcionar às pessoas que cruzam o seu caminho “uma etapa feliz da vida delas”. “Todos juntos, em contexto familiar, somos capazes de fazer a diferença na vida dos idosos que acolhemos”, sublinhou.

Reportagem completa na edição nº 316 do Notícias de Aguiar, esta semana nas bancas.

Artigo anterior
Próximo artigo

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...