“Flor de Lise”: projeto social dá mais cor à terceira idade

Data:

Sara Ruegg

Sara Ruegg, uma aguiarense que trabalha na área social, está a implementar um projeto intergeracional na Lagoa, aldeia da freguesia de Bornes de Aguiar. Trata-se de uma residência partilhada, em modelo de Família de Acolhimento, onde presta cuidados a três idosos.

A residência tem o nome de “Flor de Lise” e, segundo Sara Ruegg, o projeto consiste numa forma de “mostrar às pessoas que existe outra maneira de encarar a população sénior”. “Basicamente, é uma residência partilhada, onde prestamos serviços na área social, mas é muito mais do que isso”, disse.

“Flor de Lise é uma alternativa aos lares e à fatalidade de viverem sozinhos. O projeto baseia-se no conceito de cohousing (casa partilhada). Apresenta-se como resposta de habitação e serviços adequados às necessidades da população envelhecida. Mas permite uma vivência em contexto independente e privado, mantendo o apoio necessário, com promoção de autoestima e do envelhecimento ativo”, explicou Sara Ruegg.

(…)

No fundo, Sara Ruegg pretende, com este projeto, proporcionar às pessoas que cruzam o seu caminho “uma etapa feliz da vida delas”. “Todos juntos, em contexto familiar, somos capazes de fazer a diferença na vida dos idosos que acolhemos”, sublinhou.

Reportagem completa na edição nº 316 do Notícias de Aguiar, esta semana nas bancas.

Artigo anterior
Próximo artigo

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...