Incêndio em Parada de Aguiar consumiu cinco hectares de mato

Data:

Pelas 14h00 desta terça-feira, dia 5 de abril, deflagrou um incêndio florestal em zona de mato e povoamento florestal, na localidade de Parada de Aguiar, na freguesia de Soutelo de Aguiar.

“O incêndio com uma rápida progressão, pelo vento forte que se fazia sentir, foi combatido por três equipas dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar e por um meio aéreo”, explicou Hugo Silva, comandante da corporação aguiarense.

Os operacionais enfrentaram algumas dificuldades no combate “devido aos difíceis acessos e ao vento forte”.

O incêndio foi extinto pelas 18h30 e teve uma área consumida de 5 hectares. No local estiveram 17 operacionais, acompanhados por três veículos.

Hugo Silva, deixou fortes críticas às entidades responsáveis pela vigilância e prevenção dos incêndios, relembrando que, só no ano 2022, “já foram contabilizados 50 incêndios florestais em Vila Pouca de Aguiar”. “É um número muito excessivo para esta altura do ano”.

“Já é recorrente, nos dias de maior temperatura e secos, haver ignições em áreas florestais do nosso concelho. É de lamentar o uso negligente do fogo no nosso território, principalmente na zona de Telões, Zimão e Gouvães da Serra, que são regularmente atingidos por incêndios. O problema é que as entidades com responsabilidades só olham para os incêndios de 15 de maio a 15 de outubro, que é o espaço temporal onde é considerado o período crítico”, apontou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...